Tubos e conexões, saiba como escolher os mais indicados para sua obra!

Pensando em construir ou reformar? Siga nossas dicas de como escolher os tubos e conexões ideais.
A escolha do material correto é fundamental para o sucesso da sua obra. Portanto, antes de comprar consulte o profissional responsável.

Existem várias finalidades para o uso de tubos e conexões, por isso verifique as especificações corretas para sua obra, seja para transporte de água fria e quente, esgoto, gases ou ar comprimido.
O projeto de hidráulica deve considerar as condições de pressão máxima de operação para que a vida útil dos tubos e conexões atendam as suas expectativas. É importante saber sobre, por exemplo, a temperatura do fluído conduzido no tubo, alturas de reaterro no caso de tubulações enterradas, esforços decorrentes do recobrimento, pressão hidrostática interna e altura da coluna d’água.

Escolha apenas materiais que atendam às normas técnicas. Desta forma, a vida útil dos materiais poderá chegar em até 50 anos.

Agora vamos te dar algumas dicas sobre tipos e usos de tubos e conexões.

Tipos de tubulação:

São vários os tipos de tubulação hidráulica, cada um com uma finalidade específica.

. PVC – Policloreto de Vinila

O PVC é o polímero de adição policloreto de vinila, que na forma rígida é usado principalmente em dutos e tubos para água e esgoto.


. CPVC – Policloreto de Vinila Clorado

O CPVC, Cloriploreto de Vinila Clorado, como dito anteriormente, é um material semelhante ao famoso PVC, sendo esse último amplamente utilizado nas tubulações de água fria e esgoto. A principal diferença entre eles, encontra-se na forma como são realizadas a união de tubos e de tubos com conexões.


. PPR – Polipropileno Copolímero Random

O tubo PPR é utilizado para condução de água quente e fria em instalações hidráulicas. Pode ser utilizado em construções em geral, e é mais empregado onde o seu desempenho é mais exigido. Consegue preservar akw rolex sky dweller 326938bkso mens 42mm stainless steel temperatura da água por mais tempo, portanto, reduz a necessidade de isolamento térmico.


. PEX – Polietileno Reticulado Monocamada

O PEX é uma tubulação flexível fabricada em polietileno reticulado e pode ser utilizada tanto para condução de água fria, quanto para quente. Assim como para gás natural ou gás GLP (gás de cozinha) e ar condicionado. A tubulação pode ser monocamada ou multicamada.


. Cobre

Os tubos de cobre são utilizados em instalações de aparelhos de ar-condicionado, instalações hidráulicas e conectores elétricos. É um dos materiais mais eficientes utilizados para instalações em que há a necessidade de passagem de água fria ou quente.

Tipos de Conexões de Tubos:

5 tipos de tubos e conexões indispensáveis para construções

. Conexões de ferros.

Utilizado em construções residenciais e prediais.


. Conexões de aço carbono

Estão muito presentes em nosso dia a dia, pois são utilizados para conduzir água até nossas casas, comércios e até mesmo em indústrias. Com extremidades para rosca ou encaixe para solda, são ideais para compor sistemas de tubulação de aço.


. Conexões de PVC

São tubos e conexões para a condução de água fria, com temperatura até 20ºC. É o mais utilizado em instalações hidráulicas para residências. Indicado para todos os tipos de instalações de água fria.


. Conexões em aço Inox

As conexões em aço inox servem para conduzir os líquidos e gases da sua indústria, e podem conectar diversos tipos de tubulações.


. Conexões CPVC

São tubos e conexões de alta resistência mecânica e a corrosão. São indicados para água fria e água quente com temperatura de trabalho de 70ºC e máxima de 80ºC.


. Conexões de Cobre

Utilizados em instalações hidráulicas subterrâneas ou expostas, e podem ser empregados para sistemas de água fria ou quente.

Qual a melhor tubulação para água quente?

Os mais indicados são os tubos que suportam maior temperatura. Tubos Pex suportam até 95°, além de possuir muita resistência a variações de temperaturas e química.

Quais os tipos de conexões de PVC?


Existem 2 tipos de conexões hidráulicas feitas de PVC: soldáveis e as roscáveis.
As soldáveis utilizam adesivos e uma solução limpadora para unir os tubos, já as roscáveis, utilizam uma tarraxa que deve ser unida às conexões por fita veda-rosca.
Para unir os tubos e conexões soldáveis, é preciso utilizar adesivo plástico, não necessitando de equipamentos especiais para a solda. São fáceis de manusear e podem ser usados em diversos tipos de obras, tanto residenciais, como comerciais e até mesmo industriais.

Ah! Se você pensa que esses tubos e conexões só tem finalidade em obras, não é bem assim… Eles podem ser utilizados para decorar sua casa, gastando muito menos. Veja só!

Em áreas externas, é possível utilizar tubos de PVC em jardineiras.

Ah! E se você pensa que esses tubos e conexões só tem finalidade em obras, não é bem assim… Eles podem ser utilizados para decorar sua casa, gastando muito menos. Veja só!

Em áreas externas, é possível utilizar tubos de PVC em jardineiras.

DIY Como fazer Floreira feita de tubo de PVC / How to Make Flower Pots Made  of PVC Pipe - YouTube

Você pode utilizar em luminárias para enfeitar sua sala, como adegas de vinhos e colocar na sua área de lazer. Ou até mesmo utilizar conexões de hidráulica como ganchos de parede.

Luminárias com canos e conexões | Joia de Casa

Gostou das dicas?

Aqui embaixo, você pode deixar seus comentários do que achou do texto. Temos uma equipe de consultores de vendas, tecnicamente preparada para ajudar na sua compra !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *